2 de set. de 2011

Pós-graduação no Brasil e produtivismo acadêmico no Brasil

“A política de ‘panelas’ acadêmicas de corredor universitário e a publicação a qualquer preço de um texto qualquer se constituem no metro para medir o sucesso universitário. Nesse universo não cabe uma simples pergunta: o conhecimento a quem e para que serve?

Maurício Tragtenberg, em: A delinquência acadêmica, escrito em 1979.



Atualmente, vivenciamos uma intensificação da produção acadêmica. Deparamos-nos, cotidianamente, com questões e dificuldades tais como: o aligeiramento das pesquisas; o contingenciamento das (já reduzidas) formas de financiamento, que não garantem as condições objetivas para a realização dos trabalhos; a individualização e o aumento da competitividade entre os pesquisadores, que, cada vez mais, se atemorizam frente às exigências vigentes; a prevalência de uma compreensão da pós-graduação como mera forma de complementação curricular, como exigência do mercado de trabalho, em detrimento de uma pesquisa pautada na melhoria da educação no país; entre muitos outros obstáculos que estão postos e nos exigem discussão e reflexão coletiva.

Trata-se de um processo contraditório. Agências e programas que, pretensamente, buscam avançar qualitativamente na construção da pesquisa no Brasil, “enfrentam” o desafio intensificando a precarização das condições dos pesquisadores e dos programas. Como contribuir para o aumento da qualidade de um programa de pós-graduação avaliando-o com base em pressupostos transpostos de outras áreas do conhecimento? É lícito pressionar os pesquisadores para que publiquem cada vez mais, independente da qualidade? Introduzir sistemas de descredenciamento dos professores/pesquisadores ditos “improdutivos” contribui para essa melhoria?

No mais, a definição das avaliações e dos ditos “padrões” para a pós-graduação excluem do processo o conjunto dos pesquisadores, conhecedores das necessidades de pesquisa dos programas avaliados.

As questões enunciadas compõem parte do conjunto de interrogações que estão colocadas aos pós-graduandos em educação em todo o país. Convidamos a todos e todas para que venham discutir suas pesquisas e as condições objetivas de sua realização, de modo que possamos construir coletivamente essa reflexão...